Durante a sessão desta terça-feira (18), Fábio Lopes (PL) anunciou debate com autoridades competentes sobre despejo de esgotos no litoral pessoense
O vereador Fábio Lopes (PL) afirmou que vai propor uma discussão na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP) sobre o possível despejo irregular de esgotos em praias da Capital paraibana. O anúncio aconteceu durante pronunciamento na sessão ordinária da manhã desta terça-feira (18).
Segundo o parlamentar, a discussão deve contar com a presença do prefeito da cidade, secretários, representantes da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), Ministério Público do Estado e todos que estão direta ou indiretamente envolvidos com o tema. “Se queremos uma cidade que cresce no turismo e na construção civil, de que adianta nossas praias estarem assim? Vamos perder o título de cidade mais verde e conquistar o título da cidade do esgoto?”, indagou o parlamentar, ressaltando a importância do debate.
“A cidade está chorando. Fiz uma denúncia mês passado sobre a possibilidade de despejo de esgoto em várias localidades de Manaíra, Bessa, Tambaú, Cabo Branco. Clamo muito que a população veja isso. Parabenizo toda sociedade civil que está se organizando e comentando esse tema. Nós temos a responsabilidade aqui como gestores. Se vamos investir um orçamento de R$ 100 milhões para calçamento, pergunto cadê o que está abaixo do calçamento, o saneamento público, a preocupação do prefeito com essas demandas de saúde pública”, cobrou o parlamentar.
Em aparte, o vereador Milanez Neto (MDB) afirmou que este não é um problema de hoje. “Há 30 anos vem se brincando com as praias e a cidade de João Pessoa. É uma brincadeira de verdade, uma brincadeira de mau gosto. E aí, todas as vezes é aquela história: a Prefeitura manda pra Cagepa, a Cagepa manda pra Prefeitura, e quem está pagando a conta no final é a sociedade”, afirmou o parlamentar, salientando a preocupação ainda com possíveis construções às margens dos rios e a possível perda do protagonismo de João Pessoa enquanto cidade turística.
“O que está acontecendo no final da praia do Bessa é que o volume de poluição do Rio Jaguaribe é tão grande que, com as chuvas, acabou vazando para a praia”, afirmou Odon Bezerra (PSB), líder da situação. Ele explicou que o trabalho de preservação dos rios é de toda sociedade. “Não é um trabalho de apenas um, é uma responsabilidade difusa, porque o meio ambiente é meu, é seu, é de todos nós. Então, temos que ter essa visão da sociedade para não culpar única e exclusivamente o Poder Público”, enfatizou o líder.

Nenhum comentário: